Secretária da SNJ participa de ação social para arrecadar alimentos em Tocantins

0
1

este sábado (17), a secretária nacional da Juventude, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Jayana Nicaretta da Silva, participou da 4ª Edição do Futebol Solidário, realizada no estádio Nilton Santos, em Palmas, Tocantins. O evento visa arrecadar alimentos e ajudar instituições filantrópicas e famílias carentes.

Na capital do estado, a titular da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) cumpriu ainda, durante a segunda-feira (20), agenda institucional junto à prefeita do município, Cinthia Ribeiro, demais autoridades e comunidades tradicionais do estado.

Futebol solidário

A 4ª edição do evento foi marcada pela presença de políticos, esportistas e artistas, que se uniram na arrecadação de alimentos para instituições carentes. A secretária Jayana ressaltou a importância da ação para os que vivem em extrema vulnerabilidade social. “É um prazer fazer parte dessa iniciativa que irá impactar tantas vidas e famílias. Estou aqui para somar e contribuir na meta de alimentos arrecadados, que beneficiarão aqueles que mais precisam”, afirmou.

Visita institucional

Nesta segunda-feira (20), a secretária Jayana visitou a Escola Municipal Horácio José Rodrigues, pertencente à comunidade quilombola de Santa Tereza do Tocantins, e pôde ouvir as necessidades dos moradores reunidos no local. “Queremos conhecer a realidade de cada região do Brasil. Para isso, precisamos ouvir e aprender com vocês, que vivem aqui e conhecem os problemas e as necessidades da comunidade”, explicou.

Dentre as demandas apresentadas pela comunidade, constaram a falta de demarcação de terras e a carência no acesso à cultura. “Precisamos levar nossos alunos ao museu, ao cinema e outros tipos de eventos culturais, pois somente assim eles vão desenvolver senso crítico, tão importante nos dias de hoje”, destacou uma das professoras da escola.

Na oportunidade, Jayana compartilhou um pouco da sua história e incentivou os jovens da comunidade a persistirem em seus objetivos. “Precisamos acreditar e trabalhar para alcançar nossos sonhos. Nós da SNJ estamos focados em construir políticas públicas que atendam cada jovem de cada município, pois nosso compromisso é que a juventude volte a ter perspectivas e oportunidades”, finalizou.

Foram apresentadas, ainda, danças culturais pelos alunos e moradores da comunidade, como a Nego Nagô, a Maculelê, a dança do lenço e zumba. Estiveram no encontro representantes da Assembleia Legislativa, da Câmara Municipal e do Governo Estadual de Tocantins.

Agenda oficial

Na capital, a secretária se reuniu com a prefeita do município, Cinthia Ribeiro, para discutir ações conjuntas e conhecer os programas desenvolvidos para a juventude. “Aqui, as oportunidades são poucas, principalmente para os jovens em busca do primeiro emprego, por isso investimos em programas de incentivo para contratação de jovens aprendizes, além do Programa Jovem Empreendedor, uma parceria com a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), que foca na formação integral do jovem e no estímulo ao empreendedorismo”, apontou a prefeita.

Observando problemas enfrentados pelos jovens em todo o Brasil, incluindo Tocantins, Jayana expôs a responsabilidade que a SNJ tem na inserção profissional da juventude. “Nosso objetivo é criar oportunidades e ajudar o jovem a desenvolver habilidades que estejam de acordo com as novas demandas do mercado de trabalho e assim garantir a geração de renda e a sua independência financeira”, respondeu.

A secretária Jayana, em sua estadia no estado, também participou da cerimônia de entrega de viaturas e equipamentos para a Polícia Civil, no distrito de Taquaruçu. As entregas fazem parte de um investimento em equipamentos que vão fortalecer a atuação da Polícia Civil no estado.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA