Inscrições para 16ª edição da OBMEP encontram-se abertas

Views: 4

As inscrições para a 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) encontram-se abertas e se estendem até as 23h59 do próximo dia 20 de março, prazo final para garantir vaga na disputa. O tema desta edição é a matemática e a música.

A competição é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), unidade de ensino e pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e ao Ministério da Educação.

A versão 2020 da OBMEP repete o mesmo formato da edição do ano passado, na qual foi permitida a participação de escolas particulares. Assim, alunos de todo o Brasil matriculados entre o 6º e o 9º anos do ensino fundamental, e entre a 1ª e 3ª séries do ensino médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de escolas municipais, estaduais, federais e privadas, podem participar da olimpíada.

As provas da OBMEP são distribuídas em níveis – separados de acordo com o currículo escolar – e manterão duas fases para a competição, como nas edições anteriores. A 1ª fase será em 26 de maio, e a 2ª fase (fase final), em 26 de setembro.

Serão concedidas, entre os alunos participantes, 575 medalhas de ouro, 1.725 medalhas de prata, 5.175 medalhas de bronze e àqueles matriculados em escolas públicas em 2021, será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC Jr. – OBMEP). A participação no PIC inclui o recebimento de uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Na última edição da OBMEP, participaram mais 18,2 milhões de alunos, de mais de 54 mil escolas públicas e privadas dos municípios brasileiros.

As inscrições podem ser realizadas no endereço http://www.obmep.org.br/, página oficial da competição.

Comments: 0

Your email address will not be published. Required fields are marked with *

0

Your Cart